Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o enredo de Angústia:
A história do romance é contada por seu protagonista, Luís da Silva, último filho de uma família rural decadente.
O narrador é um homem atormentado pelas lembranças do tratamento rude recebido na infância, pelas figuras do avô e do cangaceiro José Bahia, migra para a cidade, passa também ali por misérias e humilhações, mas termina conseguindo um emprego como jornalista.
O narrador é um homem culto, funcionário público e jornalista, de vida urbana, mas de origem rural, de modo que o romance é narrado com brutalidade da linguagem e, em alguns momentos, em linguagem erótica.
O narrador é um homem atormentado que tem as visões do seu passado recobradas na memória. Angústia é, portanto, a história contada após o abalo nervoso que o assassinato lhe provocara.
Luís da Silva, o narrador de Angústia, ao fim da vida, busca na memória os eventos que possam esclarecer as causas da sua infelicidade, do noivado com sua vizinha, Marina, até a morte de Julião, em uma narrativa linear do passado para o presente.
Para resolver essa questão, é necessário conhecer a obra 'Angústia', escrita por Graciliano Ramos. Este romance é marcado por um estilo de narração introspectivo e uma estrutura que não segue uma linearidade temporal simples. O protagonista, Luís da Silva, reflete sobre sua vida, compondo um relato que mescla passado e presente, em uma tentativa de compreender as origens de sua angústia e infelicidade.
Tente lembrar da estrutura narrativa de 'Angústia' e como os eventos são apresentados pela perspectiva do protagonista.
Considere as características do modernismo na literatura brasileira, como a quebra da linearidade temporal.
Reflita sobre os temas de memória e introspecção, e como eles se manifestam na obra.
Um erro comum é assumir que todas as obras seguem uma narrativa linear, do passado para o presente, o que não é o caso em 'Angústia'.
'Angústia' é uma obra do escritor alagoano Graciliano Ramos, e trata-se de um romance de introspecção, com foco nas reflexões do protagonista sobre sua própria vida. A narrativa não é linear e mistura momentos diferentes da vida do personagem, o que é característico do modernismo na literatura brasileira.