As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos como o fígado, pulmões e cérebro, ou ainda em locais inusitados.
Sobre a temática proposta são feitas algumas ponderações:
I. A dracunculose, ou ainda, infecção pelo verme da Guiné, trata-se de uma desordem parasitária, que tem como agente etiológico um verme platelminto heteróxeno, o Dracunculus medinensis, que acomete o tecido conjuntivo dos humanos hospedando-se no tornozelo.
II. A fasciolose é uma doença causada pelo verme cilíndrico Fasciola hepática, cujo hospedeiro intermediário é um caramujo planorbídeo do epinociclo. São parasitas dos canais biliares de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e, raramente, do homem, sendo mais comum nos ruminantes.
III. A triquinose é uma infecção parasitária que apresenta como agente etiológico os platelmintos do gênero Trichinella, sendo que a espécie de maior interesse para a medicina humana é o Trichinella spiralis.
IV. A difilobotríase, conhecida popularmente como a doença do peixe cru, é uma doença parasitária causada pelo platelminto trematódio monoico Diphyllobothrium latum, conhecido como “tênia do peixe”. Essa infecção é comumente observada no Leste Europeu, América do Norte, América do Sul, África e em alguns países asiáticos.
V. A ancilostomose, ou amarelão, pode ser causada tanto pelos nematódeos digenéticos Ancylostoma duodenale quanto pelo Trichocephalus trichiurus. A larva originada nos estágios iniciais é denominada rabditoide. Abandona a casca do ovo, passando a ter vida livre no solo. Depois de uma semana, em média, transforma-se numa larva que pode penetrar através da pele do homem, denominada larva filarioide infestante.