Pedagogia 2014

As transformações sociais decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa acarretaram análises diferentes da sociedade contemporânea e o surgimento de difernetes maneiras de interpretar a relação entre a educação e a sociedade.

Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre o teório destacado e as características de sua interpretação sobre a relação entre educação e sociedade.

 

I. Émile Durkheim - A educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais. A educação contribui para a adaptação dos indivíduos à vida social, para que exerçam sua função social conforme, geralmente, sua origem de classe, e para a conservação da sociedade.

II. John Dewey - A educação é efeito da Natureza, dos homens e das coisas; não é outra coisa senão um hábito. Por sua vez, a sociedade é um pacto, e o homem chega a ser cidadão após educar-se com liberdade.

III. Jean-Jacques Rousseau - A educação deveria formar um novo homem, sintonizado com um munod em constantes transformações. Somente uma nova escola, que valorizasse a experiência, cirasse as condições para o desenvolvimento de um ser autônomo e fosse um ambiente de vivência democrática, poderia educar indicíduos capazes de influir positivamente na sociedade, tornando-a mais cooperativa e participava, o que impõe considerar a experiência um conceito central nesse processo.

IV. Anísio Teixeira - A educação não é um privilégio. A política educacional brasileira dece contemplar um sistema de administração em que se juntem as vantagens da descentralização e autonomia com a integração e unidade dos três poderes - federal, estadual e municipal - do país.

V. Theodore Schultz - Deve-se ressaltar a ideia de capital humano, propondo-se a formção de indivíduos dotados de habilidades necessárias para o aumento da produtividade e dos lucros do capital, reforçando-se alguns princípios liberais, como o individualismo e o direito à propriedade.

 

São corretas apenas as correspondências estabelecidas em

a

I, II e III.

b

I, III e IV.

c

I, IV e V.

d

II, III e V.

e

II, IV e V

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar