As transaminases ou aminotransferases são enzimas intracelulares presentes no organismo humano que atuam catalisando diversas reações. As duas principais aminotransferases são a TGO (aminotransferase glutâmico oxalacética, também chamada de AST ou aspartato aminotransferase) e TGP (aminotransferase glutâmico pirúvica, também chamada de ALT ou alanino aminostransferase). A respeito das transaminases, assinale a alternativa correta.
A elevação da aminotransferase glutâmico oxalacética (TGO) é considerada um marcador específico para diagnóstico de lesões hepáticas, pois essa não é encontrada em células de outros órgãos ou tecidos do corpo.
A elevação na dosagem das transaminases é considerada anormal quando os valores se encontram abaixo de 05-10 UI/ML, mostrando a existência de destruição celular maciça.
A aminotransferase glutâmico pirúvica (TGP) é encontrada em grande parte no fígado. Esta não é produzida exclusivamente pelo fígado, porém é onde encontra-se mais concentrada. É liberada na circulação sanguínea como resultado de dano hepático.
A elevação de TGO indica, mais especificamente, lesão ao hepatócito, enquanto a elevação de TGP pode estar associada à lesão de tecido não hepático.
Ambas as aminotransferases (TGO e TGP) apresentam dosagem aumentada na corrente sanguínea somente nos processos de desordens hepatocelulares com destruição de hepatócitos.