As rodas de um carro são fixadas por meio de parafusos. Para trocar um pneu, é preciso uma chave de roda para soltar os parafusos, que foram apertados pelo fabricante. Esse aperto representa o torque do parafuso, que está relacionado à força necessária para retirá-lo. A chave de roda nada mais é do que uma alavanca, uma máquina simples que consiste, essencialmente, em uma barra com um ponto de apoio que facilita o movimento de objetos. Para desapertar o parafuso da roda de um automóvel, o fabricante disponibilizou uma chave de roda com 20 cm de comprimento (1) e, caso necessário, uma outra chave com 40 cm de tamanho (2).
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula. html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=24925&secao=espaco&requ est_locale=es. Adaptado)
Considerando que o torque do parafuso da roda é de 120 N.m (Newtons x metros), a força a ser aplicada em cada uma das chaves para desapertar a roda é de
6 N nos dois casos.
60 N em 1 e 30 N em 2.
600 N em 1 e 300 N em 2.
3 N nos dois casos.
6 N em 1 e 30 N em 2.