Leia o Texto II para responder às questões de 05 a 10.
Texto II
“Morrer... Eu não tinha medo de morrer. Por minha juventude, talvez, ou algo assim... Estávamos rodeados pela morte, a morte estava sempre por perto, porém eu não pensava nela. Não falávamos a respeito. Ela nos rodeava e cercava bem de perto, mas eu sempre passava batido. Uma noite, uma companhia inteira veio fazer reconhecimento de combate na área do nosso regimento. Quando estava amanhecendo, ela se retirou, e começamos a escutar gemidos vindos da faixa neutra. Um ferido tinha ficado ali. ‘Não vá, vão matar você’, os soldados não me deixavam ir, ‘não vê que já está clareando?”
Não dei ouvidos e rastejei para lá. Achei o ferido e arrastei-o por oito horas, usando um cinto que amarrei na mão. Trouxe-o com vida. O comandante ficou sabendo e, de cabeça quente, me deu cinco dias de prisão pela ausência sem autorização. Mas o comandante substituto do regimento reagiu de outra forma: ‘Merece uma medalha’.
Aos dezenove anos recebi a Medalha por Bravura. Aos dezenove anos meus cabelos ficaram brancos. Aos dezenove anos, na última batalha, um tiro pegou meus dois pulmões, a segunda bala passou no meio de duas vértebras. Minhas pernas ficaram paralisadas... E fui dada como morta...
Aos dezenove anos... Minha neta tem essa idade agora. Olho para ela e não acredito. É uma criança!
Cheguei do front em casa, minha irmã me mostrou a notificação de óbito... Tinham me enterrado...”
(Nadiéjda Vassílievna Aníssimova, enfermeira-instrutora do batalhão de metralhadoras, no livro A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch, 2016, p. 77-78)
As reticências cumprem um papel expressivo no texto uma vez que:
buscam representar a hesitação de quem enuncia.
expressam a continuidade de elementos enumerados.
revelam o desconhecimento acerca do que é descrito.
apontam ambiguidades a respeito do que é apresentado.
As reticências no texto são usadas para criar uma sensação de pausa ou suspensão, indicando que a fala do narrador é interrompida por um momento de reflexão ou emoção. Isso é apropriado no contexto do testemunho pessoal que é carregado de memórias e sentimentos intensos. O uso das reticências ajuda a transmitir a hesitação e o peso emocional do que está sendo contado.
Considere o contexto emocional do texto e o que as reticências podem sugerir sobre os sentimentos do narrador.
Observe como as frases são interrompidas e pense sobre o efeito que isso tem na leitura e na interpretação do texto.
Reflita sobre as diferentes funções das reticências e qual delas se encaixa melhor no contexto do relato pessoal.
Um erro comum é escolher uma opção sem considerar o contexto emocional e narrativo do texto, levando a interpretações literais das reticências, como simplesmente indicadoras de uma lista ou continuidade.
Reticências são sinais de pontuação usados para indicar uma pausa, suspensão ou interrupção no discurso. Eles podem expressar hesitação, emoção, suspense ou deixar algo implícito. No contexto literário, as reticências podem ser utilizadas para dar ênfase, criar ritmo, ou sugerir o não dito, aumentando assim o impacto emocional ou dramático do texto.