As regiões metropolitanas brasileiras foram criadas por lei aprovada no Congresso Nacional em 1973, que as definiu como “um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comum”, que deveriam ser reconhecidas pelo IBGE. A Constituição de 1988 permitiu a estadualização do reconhecimento legal das metrópoles, conforme o artigo 25, parágrafo 3o: “Os estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.”
Moreira, João Carlos Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização: ensino médio / João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene. -- 3. Ed.--São Paulo: Scipione, 2016.
Sobre o processo de institucionalização do Cariri como uma região metropolitana podemos destacar corretamente:
Foi uma criação a partir de uma política de estado para reforçar, subsidiar e assegurar maiores investimentos nessa região para favorecer ou promover seu crescimento econômico a partir da lógica de inserção do capital público e privado nessa área.
Surgiu naturalmente frente a um crescimento urbano exacerbado das três principais cidades que compões a região do cariri, colocando a RMC entre as mais importantes do país.
A metropolização do Cariri é fruto do processo de Conurbação acelerada entre Crato, Juazeiro e Barbalha, criando uma mancha urbana sem limites definidos entre as três grandes cidades.
A metropolização da região do Cariri se deu graças ao crescimento do Juazeiro que se tornou uma metrópole regional, mas com importância nacional graças ao seu poder de alcance econômico, político e cultural.
Institui-se a partir de um centro polarizador que é a cidade do Crato que cresceu vertiginosamente englobando áreas para além dos seus limites municipais, fazendo desta cidade um grande núcleo político econômico e com grande desenvolvimento social e cultural.