As reações químicas chamadas de reações de oxirredução são aquelas em que ocorre transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas no processo. Elas são fundamentais em nossa sociedade, pois, em muitos casos, estão envolvidas em processos essenciais para o desenvolvimento tecnológico, em processos eletroquímicos, em estudos envolvendo a poluição, nas indústrias siderúrgicas, no processo de fotossíntese e na produção de pilhas e baterias que utilizamos cotidianamente, apenas para citar alguns exemplos. Sobre os processos de oxirredução, assinale a alternativa correta.
A água oxigenada (H2O2) pode ser utilizada para desinfetar ferimentos. Ao entrar em contato com o ferimento, esse peróxido sofre uma decomposição formando água e gás oxigênio. O gás oxigênio, por sua vez, sofre um processo de redução em seu número de oxidação.
Na decomposição do peróxido de hidrogênio, essa substância atua simultaneamente como agente oxidante e agente redutor.
Pelo processo de Ostwald, pode-se obter industrialmente o ácido nítrico (HNO3). A última etapa do processo envolve a reação: 3 NO2(g) + H2O(l) → 2 HNO3(aq) + NO(g). Nessa reação, o hidrogênio sofre oxidação.
Na fotossíntese realizada pelas plantas e representada pela equação: 6 CO2(g) + 6 H2O(l) + energia → C6H12O6(aq) + 6 O2(g), o oxigênio sofre uma redução e atua como agente redutor.
Se uma lâmina de zinco for colocada dentro de um recipiente contendo uma solução aquosa de nitrato de cobre [Cu(NO3)2], a tendência é que o íon Cu2+ seja oxidado pelo metal zinco.