UEMA 2013

As reações que envolvem a perda e o ganho de elétrons entre as substâncias participantes são denominadas reações de oxidação e redução. Com base no fluxo natural de elétrons que caracteriza esse fenômeno, o conhecimento humano possibilitou a construção de pilhas e baterias, que geram energia elétrica, a partir de uma reação química espontânea.

A pilha, representada por Ni(s)/Ni2+(aq)//Au3+(aq)/Au(s), tem os metais mergulhados em soluções aquosas de seus respectivos sulfatos que apresentam potenciais de redução

-0,25 V, para o eletrodo de níquel e 1,50 V, para o de ouro.

De acordo com essas informações, a pilha apresenta
a
concentrações das soluções dos sulfatos do anodo e catodo, sem alterações.
b
elétrons fluindo, no circuito externo, do catodo para o anodo.
c
reação global de 3 Ni + 2 Au3+ → 2 Au + 3 Ni2+.
d
força eletromotriz igual a -1,75 V.
e
o níquel como o agente oxidante.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar