As questões X e Y estão relacionadas com as informações a seguir.
A luz consiste de radiações eletromagnéticas (campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si) que oscilam em todas as direções em torno da trajetória de propagação. Na luz polarizada, a oscilação se processa num só plano. De fato, são dois planos: o da oscilação elétrica e, perpendicular a este, o da oscilação magnética. Entretanto, para simplificar, costuma-se representar a luz polarizada por um plano apenas, o qual indica somente a oscilação do campo elétrico, conforme a figura acima.
Certas substâncias químicas –denominadas substâncias opticamente ativas –apresentam a propriedade de produzir rotação no plano de luz polarizada (ângulo α) que passa através delas. Algumas substâncias opticamente ativas desviam o plano da luz polarizada para a direita (α positivo), outras para a esquerda (α negativo). A figura acima representa esse fenômeno. Entre essas substâncias estão a glicose (C₆H₁₂O₆), α = +52,7°; a frutose (C₆H₁₂O₆), α = −92,3°; e a sacarose (C₁₂H₂₂O₁₁), α = +66,5°.
As substâncias relacionadas acima pertencem ao grupo dos glicídios, também chamados de açúcares ou de carboidratos. São importantes macronutrientes dos organismos vivos. Junto com as proteínas e lipídios, entram na constituição dos organismos vivos e funcionam como fonte de energia ou na sua construção física.
Na figura abaixo estão representadas a glicose e a frutose. A glicose é também chamada de dextrose, porque desvia o plano da luz polarizada para a direita. Outro nome dado à glicose é "açúcar do sangue", já que o sangue distribui a glicose para o organismo. A frutose, encontrada no mel juntamente com a glicose, é também chamada de levulose, por desviar o plano de polarização da luz para a esquerda.
Com relação às informações dadas no texto acima, é correto afirmar:

A glicose e a frutose apresentam o mesmo número de carbonos assimétricos.