As pteridófitas representam um grande passo evolutivo na conquista do meio terrestre, uma vez que são as primeiras plantas vasculares, sendo capazes, portanto, de transportar facilmente a água das raízes para seus órgãos aéreos, o caule e as folhas. Nestas ocorre a fotossíntese. A seguir, tem-se a representação do ciclo reprodutivo de uma samambaia isóspora, uma pteridófita Filicínea.
Sobre as samambaias, assinale a alternativa CORRETA.
As folhas das samambaias têm função dupla – fotossíntese e reprodução –, uma vez que, na face inferior dos folíolos, podem-se encontrar os soros onde ocorre a isosporia.
Nas samambaias, a fase mais desenvolvida e duradoura é o gametófito, representado pela planta com raízes, caule e folhas, ficando o esporófito reduzido ao pequeno prótalo monoico e bissexuado.
As samambaias, assim como as demais pteridófitas, sofrem mitose espórica e, por meiose, formam-se todas as células do novo indivíduo.
As samambaias são plantas traqueófitas, e seu tecido condutor de seiva bruta, o floema, é lignificado para proporcionar proteção mecânica do caule e das nervuras das folhas.