As projeções cartográficas constituem bases para a produção de mapas, nos quais os paralelos e os meridianos terrestres são transpostos de uma realidade tridimensional, característica do nosso planeta, para uma superfície plana ou bidimensional. No processo de transposição dessas redes de paralelos e meridianos, ocorrem, inevitavelmente, várias distorções, sendo as mais comuns aquelas relacionadas à área e à forma real dos continentes e dos países.
Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.
As projeções equivalentes buscam manter a relação de distâncias entre os pontos da superfície terrestre e o mapa, preservando, dessa forma, os contornos dos continentes em toda sua extensão.
As projeções conformes mantêm as proporções corretas entre os elementos e as regiões representadas, porém a forma dos continentes e seu contorno ficam alterados.
Nas projeções azimutais, as áreas mais próximas do centro da projeção apresentam menos distorções, e as áreas centrais apresentam mais distorções.
Nas projeções cilíndricas, as distorções das representações são menores nas áreas próximas à linha do Equador e maiores nas regiões próximas aos polos.
Nas projeções cônicas, as distorções são menores nas áreas à linha do Equador e aos polos, aumentando nas regiões entre os trópicos.