As primeiras décadas do século XIX assistem ao florescimento de uma série de movimentos relativos ao pensamento e à cultura do Ocidente.
Sobre esse período, marque a alternativa CORRETA
Nesse período se destaca o chamado idealismo alemão, movimento que apoiava as ideias dos iluministas em contraposição ao movimento romântico. Os idealistas alemães afirmavam, entre outras coisas, que o mundo é algo objetivo.
A burguesia, cada vez mais detentora das relações de trabalho e de poder político no período, apoiava os valores da tradição, aliando-se às ideias conservadoras e contrárias às ideias da Revolução Francesa. Defendendo o fortalecimento de antigas instituições, considerava Deus e a história como as únicas fontes legítimas de autoridade política.
O nacionalismo foi outro importante movimento que marcou a primeira metade do século XIX. Nascido da tradição racional do Ocidente, exigia objetividade na análise da sociedade.
Os liberais europeus desse período estavam preocupados em proteger os direitos individuais contra o Estado. Portadores de uma admiração profunda da Antiguidade Greco-Romana, consideravam os iluministas presunçosos inimigos da ordem. Defendiam o controle das liberdades individuais, pois não consideravam os seres humanos naturalmente bons.
Nas últimas décadas do século XVIII, surgiu o movimento romântico e este perdurou até a primeira metade do século XIX na vida cultural europeia. Poetas, romancistas e músicos desse movimento defendiam que a imaginação devia determinar a forma e o conteúdo de uma criação artística, fundamento que contrastava fortemente com o movimento Iluminista.