As organelas celulares são, normalmente, transparentes e incolores, dificultando sua visualização ao microscópio. Dessa forma, diferentes metodologias de coloração são utilizadas para permitir uma melhor visualização dos cortes histológicos, distinguindo os diversos componentes celulares da matriz extracelular. Uma das combinações de corantes mais usada é a hematoxilina e eosina (HE), em que cada corante apresenta características próprias e promove a coloração seletiva de diferentes regiões da célula.
Com relação à coloração com hematoxilina e eosina, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
a hematoxilina é um corante ácido que cora de azul ou violeta o núcleo celular enquanto a eosina é um corante básico que cora de rosa o citoplasma.
a eosina é um corante básico que cora de azul ou violeta o núcleo celular enquanto a hematoxilina é um corante ácido que cora de rosa o citoplasma.
a eosina é um corante básico que cora de rosa o núcleo celular enquanto a hematoxilina é um corante ácido que cora de azul ou violeta o citoplasma.
a hematoxilina é um corante básico que cora de azul ou violeta o núcleo celular enquanto a eosina é um corante ácido que cora de rosa o citoplasma.
a hematoxilina é um corante básico que cora de azul ou violeta o retículo endoplasmático enquanto a eosina é um corante ácido que cora de rosa o núcleo celular.