As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) - satélites, computadores, câmeras digitais e internet, por exemplo - têm possibilitado a utilização de novas técnicas de coleta e processamento de dados do espaço geográfico. Novos horizontes se abriram para a cartografia e os mapas estão cada vez mais precisos. Diversas operações que, no passado, eram caras e demoradas, hoje são feitas com rapidez e a um custo cada vez menor.
(Adaptado de SENE; MOREIRA, 2012).
Com base na imagem, no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o sistema global, assinale a opção correta:
O sistema global de posicionamento e navegação serve para localizar com precisão e inconsistência um objeto ou pessoa, assim como fornecer sua velocidade (caso esteja em movimento), na superfície terrestre ou num ponto qualquer próximo a ela. Foi projetado para uso militar, e atualmente ainda se restringe, com algumas exceções, ao uso bélico.
O sistema global de posicionamento e navegação é composto por três segmentos: espacial (constelação de satélites em órbita da Terra); controle terrestre (estações de monitoramento e antenas de recepção na superfície); usuários (aparelhos receptores móveis ou acoplados em veículos terrestres, aéreos ou aquáticos).
O sistema global de posicionamento e navegação apresenta uma sutil diferença técnica quando comparado aos Global Positioning System (GPS). O sistema global de posicionamento e navegação possibilita identificar a localização geográfica em veículos terrestres, aéreos e aquáticos, enquanto o GPS não possibilita a navegação, em embarcações.
O sistema global de posicionamento e navegação serve para localizar com precisão um objeto ou uma pessoa, porém não possibilita identificar a velocidade de uma pessoa ou objeto (caso esteja em movimento), na superfície terrestre ou num ponto qualquer próximo a ela. Inicialmente, foi projetado para uso civil e, hoje em dia, apresenta diversos usos militares.
O sistema global de posicionamento serve para localizar com precisão um objeto ou pessoa, assim como fornecer sua velocidade (caso esteja em movimento), na superfície terrestre ou num ponto qualquer próximo a ela. Tal tecnologia foi desenvolvida e é utilizada exclusivamente por agências norte-americanas de pesquisas espaciais.