As mitocôndrias normalmente são descritas como cilindros rígidos e alongados, com um diâmetro de 0,5 a 1 μm, assemelhando-se a bactérias. As microfilmagens de células viva, entretanto, mostram que as mitocôndrias são organelas notoriamente móveis e plásticas. Grande progresso para o entendimento das especializações funcionais e estruturais desta organela ocorreu com a possibilidade de purificar os diferentes componentes e compartimentos mitocondriais. No fígado, por exemplo, foi observado que cerca de 70% das proteínas mitocondriais estão localizadas na matriz, 21% na membrana interna, 6% na membrana externa e 6% no espaço intermembranar. As sentenças abaixo descrevem características de alguns desses componentes e compartimentos mitocondriais.
I. Contém uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas, incluindo aquelas necessárias à oxidação do piruvato e dos ácidos graxos e ao ciclo do ácido cítrico. Contém também várias cópias do DNA mitocondrial.
II. Contém proteínas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória.
III. Contém uma grande proteína formadora de canais (porina). Outras proteínas existentes neste componente incluem as enzimas envolvidas na síntese de lipídeos mitocondriais.
IV. É quimicamente equivalente ao citosol com respeito às pequenas moléculas que este contem.
Qual a sequência correta dos componentes/compartimentos descritos nas sentenças?
I – matriz mitocondrial, II – membrana externa,
III – membrana interna, IV – espaço intermembranar.
I – espaço intermembranar, II – matriz mitocondrial,
III – membrana externa, IV – membrana interna.
I – matriz mitocondrial, II – membrana interna,
III – membrana externa, IV – espaço intermembranar.
I – espaço intermembranar, II – membrana interna,
III – membrana externa, IV – matriz mitocondrial.
I – membrana externa, II – espaço intermembranar,
III – membrana interna, IV matriz mitocondrial.