Vai prestar o CNU?

Prepare-se com a AIO e ganhe tempo direcionando os seus estudos

Inscreva-se já!
Ganhe 30% de desconto no lançamento

ENEM 2010

As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico – gerando a efervescência. As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.

 

I.     NaHCO3 → Na+ + HCO3-

II.    H2CO3 ⇄ H2O + CO2

III.   HCO3- + H2O ⇄ H2CO3

IV.   H3A ⇄ 3H+ + A-

 

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas:

 

A)

IV, I, II e III.

B)

I, IV, III e II.

C)

IV, III, I e II.

D)

I, IV, II e III.

E)

IV, I, III e II.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta E
1 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a todas as resoluções
Milhares de questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio. Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Boa tentativa, mas este é um texto de exemplo. Você precisa assinar a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais. Assine a aio para ter acesso a simulados reduzidos, mais de 150000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
21%
Taxa de acerto
7.0
Média de pontos TRI

Habilidade

Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar