As minas de carvão inglesas dos séculos XVIII e XIX eram galerias subterrâneas que abasteciam a indústria nascente daquele país. Nelas, a atividade humana era altamente insalubre: se trabalhava aproximadamente 14 horas por dia e crianças eram utilizadas para cavar túneis mais profundos e estreitos.
Extraindo cerca de 100 milhões de toneladas de carvão mineral por ano, a Inglaterra passou a utilizar locomotivas, teares e máquinas de fiação, que aos poucos substituíram a manufatura.
Nas primeiras jazidas, utilizavam-se bombas d’água para retirar a água que se acumulava no fundo das minas: o escocês James Watt utilizou essa tecnologia e a adaptou aos teares, desenvolvendo, então, segundo o historiador José Jobson de Andrade Arruda, “o seu motor a vapor, que desencadeou a revolução”.
http://tinyurl.com/j5f3lyl%20Acesso%20em:%2017.02.2016.%20 Adaptado.
A partir das informações do texto, é correto afirmar que
nas jazidas de carvão vegetal, o trabalho infantil e as jornadas extensas foram erradicadas na Inglaterra já no século XIX, quando ainda eram comuns em outros países europeus.
a crescente substituição da manufatura, a grande utilização do carvão mineral e o uso dos motores a vapor são características da chamada Revolução Industrial.
locomotivas, teares e máquinas de fiação puderam ser substituídas pela manufatura, uma nova forma de produção movida pela energia elétrica.
a Revolução Inglesa, que instaurou um regime republicano, foi desencadeada por novas tecnologias para a obtenção de energia.
a Inglaterra utilizou a tecnologia adaptada por James Watt para poder extrair o carvão vegetal, do qual se obtinha energia.