"As membranas biológicas permitem a passagem de algumas substâncias, mas impedem o trânsito de outras. Essa característica das membranas é referida como permeabilidade seletiva. A permeabilidade seletiva permite que a membrana determine quais substâncias poderão penetrar ou sair de uma célula ou organela."
Fonte: Sadava et al. Vida: A Ciência da Biologia. Volume I.
Em relação à seletividade da membrana plasmática, abordada no texto, é CORRETO afirmar que:
Substâncias necessárias ao metabolismo entram na célula de forma espontânea, enquanto substâncias nocivas são eliminadas por transporte ativo.
A membrana permite a saída de excretas como a ureia e a entrada de substâncias como o oxigênio e impede o movimento dessas substâncias no sentido oposto.
Aminoácidos, açúcares e íons conseguem atravessar espontaneamente a bicamada lipídica pois são necessários ao metabolismo celular.
Substâncias solúveis em lipídeos atravessam facilmente a membrana, independentemente de serem necessárias ou prejudiciais à célula.
A seletividade da membrana se deve, principalmente, ao transporte ativo, pois a difusão simples e a difusão facilitada são processos passivos e, portanto, não seletivos.