As macromoléculas são moléculas grandes constituídas de unidades estruturais que se repetem, os monômeros. Elas constituem os polímeros e podem ser divididas em naturais e sintéticas. As macromoléculas naturais são os glicídios, lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos. Elas não são absorvidas diretamente pelo nosso organismo, é necessário que ele as quebre e as torne moléculas menores que o nosso corpo será capaz de aproveitar e absorver (IFES, 2015).
Sobre essas macromoléculas, é incorreta a afirmação:
Ácidos nucleicos são polímeros de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, com funções estruturais.
Os lipídeos são compostos formados por ácidos graxos, que podem constituir membranas celulares e exercer papéis importantes como hormônios.
Proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações peptídicas e que podem exercer funções enzimáticas, estruturais e energéticas.
Carboidratos são conhecidos como açúcares, constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo as principais fontes de energia da célula.
Alguns tipos de polissacarídeos podem ser encontrados na estrutura da parede celular dos vegetais e também ser estocados como reservas energéticas em vegetais.