UDESC Prova manhã 2016/1

[...] As janelas do Miranda acumulavam-se de gente. Ouviam-se apitos, soprados com desespero.

      Nisto, ecoou na estalagem um bramido de fera enraivecida: Firmo acabava de receber, sem esperar, uma formidável cacetada na cabeça. É que Jerônimo havia corrido à casa e armara-se com o seu varapau minhoto. E então o mulato, com o rosto banhado de sangue, refilando as presas e espumando de cólera, erguera o braço direito, onde se viu cintilar a lâmina de uma navalha.

      Fez-se uma debandada em volta dos dois adversários, estrepitosa, cheia de pavor. Mulheres e homens atropelavam-se, caindo uns por cima dos outros. Albino perdera os sentidos; Piedade clamava, estarrecida e em soluços, que lhe iam matar o homem; a das Dores soltava censuras e maldições contra aquela estupidez de se destriparem por causa de entrepernas de mulher; a Machona, armada com um ferro de engomar, jurava abrir as fuças a quem lhe desse um segundo coice como acabava ela de receber um nas ancas; Augusta enfiara pela porta do fundo da estalagem, para atravessar o capinzal e ir à rua ver se descobria o marido, que talvez estivesse de serviço no quarteirão. Por esse lado acudiam curiosos, e o pátio enchia-se de gente de fora. D. Isabel e Pombinha, de volta da casa de Léonie, tiveram dificuldade em chegar ao número 15, onde, mal entraram, fecharam-se por dentro, praguejando a velha contra a desordem e lamentando-se da sorte que as lançou naquele inferno. Entanto, no meio de uma nova roda, encintada pelo povo, o português e o brasileiro batiam-se.


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço .8. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012. pp. 120 e 121.

Analise as proposições em relação à obra O Cortiço e ao seu autor Aluísio Azevedo.

 

I. Aluísio Azevedo introduziu o Naturalismo, no Brasil, com a obra O Cortiço, em 1881, e foi o maior representante desse movimento literário.

 

II. Na obra O Cortiço, Aluísio Azevedo - o autor, por meio das personagens, defende a tese de que o homem, antes de ser racional, deixa-se levar pelos instintos naturais.

 

III. Aluísio Azevedo, para sobreviver, escreveu obras com características românticas e, entre elas, citam-se: Uma lágrima de mulher, Casa de Pensão e A mão e a luva.

 

IV. Da leitura do romance O Cortiço, constata-se que o meio acaba sempre agindo sobre as personagens de modo degradante, ou seja, percebe-se, após algum tempo, um declínio moral nos hábitos dos moradores do cortiço.

 

V. Infere-se da leitura de O cortiço que um dos pontos mais dramáticos da narrativa é o suicídio de Bertoleza, e o que a levou a cometer tal ato foi a possibilidade de ser devolvida ao cativeiro.

 

 

Assinale a alternativa correta.

a

( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b

( ) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

c

( ) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

d

( ) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

e

( ) Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.

Ver resposta
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Resposta
B

Resolução

A resposta correta é a alternativa B, pois as afirmações II, IV e V estão de acordo com a visão naturalista de Aluísio Azevedo na obra “O Cortiço”. A descrição das personagens, o papel do meio na degeneração de seus costumes e o momento trágico do suicídio de Bertoleza – em face do risco de voltar para o cativeiro – compõem traços fundamentais do Naturalismo. Já a primeira afirmação se equivocou quanto ao ano e à obra inaugural do autor, e a terceira atribuiu incorretamente um livro de Machado de Assis (“A mão e a luva”) a Aluísio Azevedo.

Dicas

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Verifique o ano de publicação de “O Cortiço” e de “O Mulato”.
Atente-se a quem são os autores de determinadas obras citadas.
Observe como o meio influencia direta e negativamente o comportamento das personagens.

Erros Comuns

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Confundir datas e obras de Aluísio Azevedo, atribuindo-lhe livros de Machado de Assis.
Acreditar que “O Cortiço” foi a primeira obra naturalista de Aluísio Azevedo ao invés de “O Mulato”.
Desconsiderar a importância do meio na transformação dos personagens em narrativas naturalistas.
Revisão
No Naturalismo, crê-se que o homem seja resultado das forças do meio, do momento histórico e de sua hereditariedade, deixando-se levar por instintos básicos. Aluísio Azevedo foi um dos principais expoentes desse movimento no Brasil, sobretudo com obras como “O Mulato” (1881) e “O Cortiço” (1890). Nelas, ele retrata ambientes degradados e personagens que sucumbem à influência desse meio hostil.
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