evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.
mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.
indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.
A questão pede para identificar a estratégia persuasiva utilizada na campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo, analisando a combinação dos recursos verbais (textos) e não-verbais (imagens).
Primeiramente, observamos o conjunto de imagens e textos apresentados. A campanha é composta por seis peças publicitárias, cada uma associando o ato de fumar a uma consequência negativa grave:
A estratégia persuasiva central é chocar o público e criar uma forte associação entre o tabagismo e consequências extremamente negativas para a saúde e a vida. Isso é feito combinando textos curtos e diretos com imagens impactantes que ilustram essas consequências.
Analisando as opções:
Portanto, a estratégia persuasiva central identificada na opção D, de mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e problemas no aparelho respiratório, está claramente presente e é um dos pilares da campanha, sendo representada por múltiplos painéis com forte apelo visual e textual.
Para resolver esta questão, é importante entender: