Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco 2022

As fraturas zigomático orbitais podem envolver a porção lateral e inferior da margem orbital, produzindo aumento do volume da órbita e apresentar variáveis níveis de gravidade. De aspecto quadrangular, articula-se com os ossos frontal, maxilar, temporal, e com a asa maior do esfenoide, compondo o complexo zigomático-maxilar. Notando-se a importância anatômica desta estrutura, torna-se essencial o conhecimento desde a etiologia as formas de abordagem terapêuticas. Dentro desta temática, assinale a alternativa CORRETA.

a

Para auxiliar no planejamento do tratamento a ser instituído nas fraturas faciais e o prognóstico, na literatura científica da área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, podem ser encontradas algumas classificações. Assim, em 1961, Knight e North classificaram as fraturas do complexo zigomático em seis grupos, onde no Grupo V – Fraturas do corpo com rotação lateral – a fratura pode se apresentar acima da margem infraorbital ou para fora da sutura zigomático-frontal.

b

Focado na abordagem cirúrgica Jackson, em 1989, publicou uma classificação simplificada das fraturas zigomáticas relacionando o tipo de deslocamento e tratamento. Assim a do tipo II caracteriza-se por fratura segmentada no rebordo infraorbitário que requer exposição, redução e fixação interna rígida (FIR).

c

Em uma abordagem do paciente com trauma de face, é imperativa uma anamnese e um exame clínico perfeito apesar da apresentação clínica, dor e principalmente o nível de consciência poderem influenciar. Apesar de o exame clínico não tornar possível a avaliação da órbita interna, sinais como enoftalmo – que resulta de uma discrepância entre o conteúdo orbitário e o volume ósseo da órbita; e o deslocamento vertical do globo ocular os quais indicam sério dano na órbita interna, são quadros que não podem passar desapercebidos na avaliação inicial.

d

Para o tratamento das fraturas incluídas dentro do complexo zigomático orbital, a técnica de Gilies para fratura do arco zigomático consiste em um acesso por via intrabucal pelo sulco gengivogeniano na região do pilar zigomático do lado fraturado, onde existe a mobilização lateral do arco fraturado e consequente redução. Já a técnica de Keen se dá pela via temporal onde o instrumento é inserido em sentido superior, entre a fáscia e o músculo temporal, até atingir a face proximal do arco zigomático, permitindo a redução da fratura.

e

Quando a opção é um tratamento cruento, o tipo de acesso deve ser baseado no tipo de fratura e nos pontos a serem abordados para a fixação. O acesso subtarsal permite a exposição da região ínfero-lateral da órbita, e a incisão é localizada 1mm abaixo da margem ciliar, tendo como possíveis complicações o ectrópio e exposição da esclera; no acesso subciliar a incisão está 4 a 6 mm abaixo da margem ciliar, podendo apresentar como complicação o ectrópio, eversão do cílio, necrose da pele, hematoma e exposição da esclera.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar