As figuras 1 e 2 mostram dois diferentes experimentos idealizados com objetivo de se comprovar hipóteses a respeito da existência de vida em nosso planeta.
Os experimentos das figuras 1 e 2 foram concebidos por pesquisadores que tinham como objetivo, comprovarem, respectivamente,
a contribuição das condições ambientais da Terra primitiva para a formação dos seres autotróficos fotossintetizantes e a geração de organismos pluricelulares independentemente de qualquer princípio ativo.
a transferência de energia nas reações bioquímicas para a formação das primeiras moléculas orgânicas e a transferência de moléculas orgânicas na reprodução dos seres vivos.
a composição de uma primeira forma de vida autotrófica na Terra primitiva e a geração de um organismo vivo a partir da matéria orgânica indispensável à vida.
o surgimento dos primeiros organismos unicelulares heterotróficos na Terra primitiva e a existência de uma força vital transmitida de um ser vivo para outro durante a reprodução.
a formação dos primeiros agregados moleculares orgânicos nos mares da Terra primitiva e a formação de novos organismos a partir de outros pré-existentes.