As experiências realizadas por Ernest Rutherford (1871-1937) em 1911 levaram à descoberta do núcleo atômico. O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, apresentava o átomo formado por uma região central muito pequena, denominada de núcleo, circundada por elétrons que se moviam em órbitas cujos diâmetros são da ordem de 10−10m. Contudo, o modelo não explicava a estabilidade do átomo nem o fato de o espectro de emissão ser descontínuo, ou seja, a existência de frequências emitidas tão bem definidas. Em 1913, Niels Bohr (1885-1962) desenvolveu um modelo atômico, baseado em quatro postulados. O modelo atômico de Bohr, sobretudo, apresentava concordância quantitativa precisa com o espectro do átomo de hidrogênio.
Sejam as afirmativas a respeito do modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio:
I. O modelo de Bohr se baseia na existência do núcleo atômico.
II. Quando o elétron passa de um estado menos energético para outro mais energético, emite energia na forma de ondas eletromagnéticas.
III. A frequência da radiação eletromagnética emitida (ou absorvida) pelo átomo é diretamente proporcional à diferença de energia entre os níveis inicial e final envolvidos.
IV. Quando fornecemos energia ao átomo de hidrogênio, o elétron passa de um nível de maior energia para outro com menor energia.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e III estão corretas
Somente as afirmativas II e III estão corretas
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
Somente as afirmativas II e IV estão corretas
Somente as afirmativas I e IV estão corretas