As espécies de peixes conhecidas popularmente no Brasil como “tilápia” são ciclídeos originários da África. Atualmente estão difundidos em inúmeras bacias hidrográficas brasileiras das regiões Sudeste e Sul. Esses animais exóticos à fauna brasileira foram introduzidos pelo rápido desenvolvimento e fácil adaptação a diversos ambientes. A origem desse peixe remonta a antigas civilizações da África, estando presente em adornos de paredes de tumbas e templos egípcios. Sua domesticação é um legado das civilizações que habitaram o médio e baixo curso do rio Nilo.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca das antigas civilizações da Antiguidade.
As antigas civilizações da Antiguidade eram caracterizadas pelos intenso comércio que praticavam, associado às práticas de corso e de exploração do trabalho dos povos dominados, com a cobrança de altos impostos e de submissão ao imperador.
Os povos da Antiguidade, por estarem em um estágio de desenvolvimento social e tecnológico ainda muito inicial, foram dominados pelos gregos e romanos que, sucessivamente, os tornaram em províncias das cidades-estado gregas e do Império Romano, mesmo contando com grandes exércitos e intensa produção agrícola.
Eram conhecidas como civilizações agrícolas ou potâmicas, devido à dependência que possuíam da terra e de sua produção agrícola. O poder era centralizado na figura de um único governante. A economia era fundamentada na produção de cereais. Também praticavam comércio com outros povos da Antiguidade. Eram, em sua maioria, civilizações politeístas.
As civilizações da Antiguidade correspondem a povos ainda em um estágio muito precário de desenvolvimento cultural e tecnológico. Contudo, algumas dominavam a escrita e a metalurgia e praticavam uma economia pré-capitalista.
Eram sociedades fundamentadas na exploração da terra e que se encontravam em alto grau de desenvolvimento tecnológico e cultural. Tinham a política centralizada em uma figura que dominava a guerra, a economia e a jurisdição, além de praticarem o monoteísmo e o comércio de produtos, tecidos, armas e alimentos.