As descobertas arqueológicas colaboram no entendimento do processo de ocupação do Brasil e de toda a América por meio dos vestígios da cultura material, encontrados no vasto continente americano, como, por exemplo, o que mostram as imagens a seguir.
IMAGEM
O fóssil de Luzia: o mais antigo ser humano encontrado no Brasil (Lagoa Santa – Minas Gerais)
IMAGEM
Registro rupestre. Representação dos chamados “veadinhos azuis”, tesouro de um dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí.
Sobre o processo de ocupação do Brasil, assinale a alternativa correta.
O território conhecido como Brasil vem sendo continuamente ocupado por diferentes populações há mais de 10 mil anos antes do presente, conforme evidenciam as descobertas das pesquisas arqueológicas.
Os primeiros habitantes do Brasil foram os portugueses e os espanhóis que, auxiliados pelo processo de expansão ultramarina no século XVI, chegaram em terras brasileiras.
Os povos indígenas habitavam apenas a costa litorânea atlântica, quando da chegada dos europeus no século XVI. A região Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, caraterizada por uma floresta tropical, era completamente desocupada.
As evidências arqueológicas apenas comprovam a ocupação do território brasileiro a partir do século X, já que os objetos da cultura material encontrados não permitem datações anteriores a mais de mil anos.
O processo de ocupação do Brasil se deu sempre de forma pacífica, contando com a harmonia entre indígenas, europeus e africanos, atendendo as demandas de todos os grupos étnicos e de diferentes nacionalidades.