As décadas de 1950 e 1960 formam um período de efervescência política no Brasil. Setores diversos da sociedade entraram em debate e, por vezes, em conflito, na busca para concretizar diferentes projetos políticos para o Brasil. Nesse contexto, insere-se a Campanha da Legalidade. Sobre ela e sobre o papel desempenhado pelo Rio Grande do Sul no caso, é correto afirmar que:
Foi a campanha lançada pelo governador gaúcho Leonel Brizola que incentivou a luta pela manutenção da Constituição e do mandato do então vice-presidente João Goulart, em 1961.
Foi a campanha liderada por Leonel Brizola que, a partir do Rio Grande do Sul, salvaguardou as instituições da República e da democracia, nos dias que sucederam o golpe de 1964.
O uso do rádio pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, deu origem à chamada Rede da Legalidade, a qual exigia o retorno imediato do presidente Jânio Quadros, após sua abdicação.
A campanha da legalidade via o parlamentarismo como única alternativa para garantir a democracia, após a crise entre o presidente João Goulart e os setores conservadores do Brasil, que temiam uma guinada do governo à esquerda.
A campanha se deu em meio à crise gerada pela renúncia de Jânio Quadros e pela impossibilidade de João Goulart governar, pois este, em viagem à China, articulava, no Brasil, a mudança do governo para o regime parlamentar.