As curvas de ruptura dos disjuntores indicam o tempo que o dispositivo demora para desarmar sob uma determinada corrente. Segundo as normativas técnicas, há três tipos de curvas de atuação: B, C e D. Assinale a alternativa que corresponda à aplicação correta dos disjuntores, tendo em vista as características de sua curva de atuação.
No disjuntor de curva D, a corrente instantânea suportada será de 5 a 10 vezes a corrente nominal, sendo o mesmo indicado para a proteção de grandes cargas indutivas e transformadores.
No disjuntor de curva C, a corrente instantânea suportada será de 5 a 10 vezes a corrente nominal, sendo o mesmo indicado para a proteção de cargas resistivas e tomadas de uso geral.
No disjuntor de curva C, a corrente instantânea suportada será de 3 a 10 vezes a corrente nominal, sendo o mesmo indicado para a proteção de cargas resistivas, motores de piscina e tomadas de uso geral.
No disjuntor de curva D, a corrente instantânea suportada será de 10 a 20 vezes a corrente nominal, sendo o mesmo indicado para a proteção de pequenos motores e aparelhos de ar-condicionado.
No disjuntor de curva B, a corrente instantânea suportada será de 3 a 5 vezes a corrente nominal, sendo o mesmo indicado para a proteção de cargas resistivas e tomadas de uso geral.