As cruzadas foram expedições militares organizadas entre os séculos 11 e 13, por autoridades da Igreja Católica e pelos nobres mais poderosos da Europa. Seu objetivo declarado era libertar os lugares considerados santos, que estavam em poder dos muçulmanos, como a região do Santo Sepulcro, em Jerusalém, local de peregrinações cristãs.
COTRIM, Gilberto. História global – Brasil e Geral. Vol. 1. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, com adaptações.
A respeito das cruzadas, assinale a alternativa correta.
O fortalecimento dos senhores feudais, ao longo das cruzadas, aumentava ao mesmo tempo em que diminuía o poder central dos reis.
O império turco, com sede em Constantinopla, foi um grande aliado dos cristãos europeus na retomada dos territórios sagrados de Jerusalém, Belém e Nazaré.
Após a oitava cruzada, os cristãos conquistaram definitivamente os territórios considerados sagrados pela Igreja Católica e nunca mais foram derrotados pelos muçulmanos.
A cidade de Jerusalém, considerada sagrada pelos cristãos, não tinha o mesmo valor para os muçulmanos, que a consideravam importante do ponto de vista econômico.
O surgimento das cruzadas pode ser explicado, também, pelos interesses dos nobres europeus em reconquistar importantes cidades comerciais que haviam sido ocupadas pelos muçulmanos.