As condições climáticas que caracterizam o território brasileiro são determinadas por sistemas atmosféricos equatoriais, tropicais e extratropicais. Essa conjugação responde pela diversidade de tipos de clima e regimes de chuva no país. Com relação a esse tema, observe a imagem de satélite ao lado:
Sobre essa imagem, analise as afirmativas a seguir:
1- O sistema atmosférico de número 1 migra rapidamente para o sul e acarreta, durante o inverno, principalmente nos meses de julho e agosto, fortes chuvas frontais nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
2- O sistema de número 2 resulta do encontro de uma massa de ar polar com uma massa de ar tropical; ele avança para o norte, mas, ao longo dessa trajetória, modifica-se consideravelmente.
3- No dia em que essa imagem foi obtida pelo satélite meteorológico, uma parte da Região Amazônica, indicada pelo número 3, estava com baixa nebulosidade, decorrente da instalação de um centro de baixas pressões.
4- A área indicada pelo número 3 possui um regime de chuvas de verão. São chuvas convectivas, em geral produzidas por um sistema atmosférico vindo de oeste.
5- A parte oriental do Nordeste do Brasil indicada pelo número 4 possui um regime pluviométrico, que resulta de incursões de frentes frias e, sobretudo, do avanço de sistemas ondulatórios de leste.
Estão CORRETAS
apenas 2, 4 e 5.
apenas 1, 2 e 3.
apenas 1, 4 e 5.
apenas 2, 3 e 4.
1, 2, 3, 4 e 5.