"As colônias inglesas do Novo Mundo foram povoadas de maneira distinta. Em geral, os historiadores as dividem em três grandes grupos que se diferenciavam na atividade produtiva e na organização social."
Mary Anne Junqueira. . São Paulo: Contexto, 2001, p. 16. Estados Unidos, a consolidação da nação
Sobre esses “três grandes grupos” de colônias norteamericanas, podemos afirmar que houve predomínio,
nas colônias do sul, do regime de grandes propriedades, com emprego de mão-de-obra escrava e produção, entre outros, de arroz, anil e tabaco voltados à exportação para a metrópole.
nas colônias do centro, das práticas de subsistência, desenvolvidas em grandes propriedades rurais, que eram controladas quase na sua totalidade por católicos fugidos das guerras religiosas na Irlanda.
nas colônias do norte, do sistema de parceria entre pequenos proprietários rurais e colonos procedentes de diversas regiões da Europa, como a Suécia, a Holanda e a Itália.
nas colônias do centro e do norte, da pecuária, que provocou a devastação de grandes áreas florestais para a instalação de pastos e de matadouros, cuja produção de carne abastecia a metrópole.
nas colônias do sul e do centro, da atividade mercantil e industrial, responsável pela produção de manufaturas destinadas prioritariamente ao mercado interno.