As charges podem ser utilizadas como meio de estímulo ao senso crítico no processo de ensino e aprendizagem. Após uma investigação prévia junto aos alunos com o objetivo de detectar o conhecimento sobre determinada temática trabalhada, uma professora formou grupos e distribuiu as seguintes charges:
Chargista: Mônico Reis
Chargista: Quino
Chargistas: Frank e Lenita
Chargista: Benett
Cada grupo tinha que dissertar sobre a charge posteriormente, lê-la para que os demais alunos tomassem conhecimento, tornando possível iniciar uma discussão que formasse um todo.
Com base nas Ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, a atividade da professora por meio do conteúdo das charges foi capaz de estimular a habilidade de
comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.