As chamadas rebeliões regenciais nasceram num período de grande instabilidade política do Brasil, no século XIX. Questionaram não apenas o excesso de centralização política e a cobrança de tributos, instituídos para organizar e manter o novo Estado brasileiro, mas também a situação de miséria em que se encontrava a maioria da população.
Considerando-se as rebeliões regenciais, é correto afirmar que
a Cabanagem, ocorrida no Pará, surgiu do recrutamento forçado da população para combater os farroupilhas gaúchos, em 1837, sendo seu principal líder Francisco Sabino.
tendo como líder principal o vaqueiro Manuel dos Anjos Ferreira, a Revolução Farroupilha surgiu diante da insatisfação da população maranhense contra os privilégios dos latifundiários e comerciantes portugueses.
a Revolta dos Malês, ocorrida em Pernambuco em 1835, foi um levante que contou com o protagonismo de escravos provenientes do Haiti.
a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, originou-se, principalmente, da insatisfação com os elevados impostos cobrados pelo Império sobre os produtos locais e pela exigência de maior autonomia para a Província, com influência de ideais republicanos.
a Sabinada ou Revolta dos Alfaiates, na Bahia, foi uma rebelião de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, protagonizada por escravos que conseguiram comprar sua própria alforria.