As células galvânicas comerciais, que conhecemos como baterias, são no momento objeto de pesquisa entre os cientistas, que vêem seu potencial para resolver problemas de meio ambiente, saúde, comunicação e transporte. Entre elas, encontra-se a célula de sódio e enxofre, cuja aplicação mais comum é em veículos elétricos. Esta é uma das baterias mais surpreendentes. Possui reagentes líquidos (sódio e enxofre) e eletrólito sólido (uma cerâmica porosa de óxido de alumínio). Esta bateria é a fonte de energia do Ecostar, o carro elétrico da Ford. A reação global de descarga de uma bateria de sódio e enxofre pode ser representada por:
16 Na(l) + S8(l) → 16 Na+ (solução) + 8 S2− (solução)
A partir da análise dessa reação, é correto afirmar que:
1 mol de enxofre recebe 16 mol de elétrons.
o sódio é o agente oxidante.
o enxofre sofre oxidação.
o material do cátodo é constituído do metal sódio.
os elétrons migram, na descarga, do eletrodo de enxofre para o eletrodo de sódio.