UFAL 2009

As células galvânicas comerciais, que conhecemos como baterias, são no momento objeto de pesquisa entre os cientistas, que vêem seu potencial para resolver problemas de meio ambiente, saúde, comunicação e transporte. Entre elas, encontra-se a célula de sódio e enxofre, cuja aplicação mais comum é em veículos elétricos. Esta é uma das baterias mais surpreendentes. Possui reagentes líquidos (sódio e enxofre) e eletrólito sólido (uma cerâmica porosa de óxido de alumínio). Esta bateria é a fonte de energia do Ecostar, o carro elétrico da Ford. A reação global de descarga de uma bateria de sódio e enxofre pode ser representada por:

 

16 Na(l) + S8(l) → 16 Na+ (solução) + 8 S2− (solução)

 

A partir da análise dessa reação, é correto afirmar que:

a

1 mol de enxofre recebe 16 mol de elétrons. 

b

o sódio é o agente oxidante. 

c

o enxofre sofre oxidação. 

d

o material do cátodo é constituído do metal sódio. 

e

os elétrons migram, na descarga, do eletrodo de enxofre para o eletrodo de sódio.

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Resposta
A
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Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
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