Unit-SE Caderno 3 Medicina 2014

As células de nossos corpos animais encontram-se em estado diploide, tendo o dobro de cromossomos, à exceção do óvulo e do espermatozoide, que existem em estado haploide, com um só conjunto de cromossomos. Todo corpo animal é uma espécie de casca diploide, morbidamente descartada pelos gametas haploides, que, a cada geração, conseguem produzir um corpo novo e, desse modo, perdurar para além da morte do “indivíduo”. O corpo diploide paga o preço máximo — a morte — pela transmissão dos gametas haploides.

(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 150-151).

 

A capacidade de produção de células haploides pelo organismo diploide está intimamente associada a determinados eventos que ocorrem ao longo da divisão por meiose.

 

Com base nessas informações, pode-se citar como um desses eventos a

a

separação dos cromossomos homólogos durante a etapa de anáfase da meiose I. 

b

condensação do material genético durante a anáfase da meiose I. 

c

formação de uma citocinese centrífuga durante a telófase II das células animais. 

d

permutação de fragmentos cromossômicos durante a prófase da meiose II. 

e

duplicação do material genético durante a etapa da G1 da interfase.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar