“As características sócio-espaciais imprimiram também uma singularidade à rede urbana catarinense, na qual chama atenção a ausência de grandes cidades. A inexistência de unidade espacial acabou gerando várias sub-regiões urbanas independentes que precisam ser analisadas a partir do processo de implantação das atividades primárias e secundárias em Santa Catarina”
PEREIRA, Raquel. Expansão urbana e turismo no litoral de Santa Catarina: o caso das microrregiões de Itajaí e Florianópolis. Interações, V.12, N.1, Campo Grande, Jan./Jun. 2011, p. 103. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122011000100010.
A Respeito da rede urbana catarinense e de algumas das microrregiões de Santa Catarina, assinale a alternativa correta:
Em Santa Catarina, quando se compara aos outros estados do Sul do Brasil, ocorre um desenvolvimento urbano mais equilibrado. Curitiba e Porto Alegre unificam mais a vida socioeconômica de seus respectivos estados, função menos visível em Florianópolis que, apesar de sua crescente importância em relação à rede urbana catarinense e sulista, não chega a exercer a função de metrópole regional no contexto brasileiro. Em Santa Catarina cidades como Joinville, Chapecó e Itajaí dividem com a capital as funções de polarização das atividades econômicas do estado.
Entre as rodovias federais que cortam o estado catarinense, a BR-101 e a BR-116 confluem diretamente para a capital Florianópolis, que ainda concentra a função do principal porto de exportação e importação do estado catarinense. Por isso, historicamente, Florianópolis concentra a industrialização, o comércio e os serviços, nunca tendo sua função genuína de capital catarinense contestada.
A microrregião de Itajaí, composta por: Itajaí, Brusque, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha, entre outros municípios, concentra uma população de mais de quinhentos mil habitantes, de acordo dados do IBGE. Entre as atividades econômicas destacam-se o turismo de praias e um importante parque temático, localizado no município de Navegantes, além da função portuária, no complexo da foz do Rio Itajaí-Açu onde estão localizados os portos de Itajaí e Penha, responsáveis por grande movimentação de cargas.
O estado de Santa Catarina está dividido em vinte e nove microrregiões, apesar de haver um maior equilíbrio na distribuição da população no estado Catarinense em comparação com outros estados, as microrregiões litorâneas concentram considerável população. A maior densidade demográfica no estado de Santa Catarina está no município de São José, na microrregião de Florianópolis, com 2.337,67 hab./km2 e a segunda maior está em Balneário Camboriú na microrregião de Itajaí com 1.376,78 hab./km2. Já a maior população absoluta permanece sendo o município de Florianópolis, também nas proximidades do litoral atlântico.