As bacias hidrográficas catarinenses se distribuem em um sistema de drenagem dividido em duas vertentes, cada qual com características topográficas, pluviométricas e percursos distintos em território catarinense. Sobre a hidrografia do estado, marque V para as afirmações Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Na Vertente do Interior, os rios apresentam, via de regra, perfil longitudinal com curto percurso, ou seja, são rios pouco extensos.
( ) O rio Chapecó, o maior tributário do rio Canoas, apresenta um percurso com características de pouca sinuosidade.
( ) Os rios da Vertente Atlântica apresentam um perfil longitudinal bastante acidentado no curso superior, onde a topografia é muito movimentada. No curso inferior, onde cortam planícies aluviais e que, geralmente, formam meandros, os perfis longitudinais assinalam baixas declividades, caracterizando-se neste curso como rios de planície.
( ) Os rios de Santa Catarina são comandados, geralmente, pelo regime pluviométrico, que se caracteriza pelas chuvas distribuídas ao longo do ano, garantindo assim o abastecimento normal dos mananciais.
( ) O rio Itajaí-Açu e seu formador – rio Itajaí do Oeste – localizam-se na Vertente do Interior, formando um percurso de montante a jusante no sentido Leste-Oeste.
Assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.
F - F - V - V - F
V - F - V - F - V
F - V - F - F - V
V - V - V - V - F