As atividades biológicas do solo compreendem ações dos organismos vivos do solo, tanto em animais quanto em vegetais, além de muitas bactérias, protistas e fungos, principalmente nos horizontes superficiais. A microfauna apresenta protozoários, rotíferos, nematoides. A mesofauna apresenta os ácaros e collembolas (pequenos artrópodes ápteros e hexápodes). A macrofauna é representada por minhocas, cupins, formigas, coleópteros, aracnídeos, miriápodes, entre outros.
A esse respeito, assinale a afirmação INCORRETA.
A decomposição da matéria orgânica ocorre normalmente de forma parcial e sequencial envolvendo animais e micro-organismos, sendo fundamental para a nutrição radicular das plantas.
Entre as atividades biológicas no solo, pode-se citar a produção de compostos complexos que causam agregação do solo, a decomposição de alguns poluentes e o controle biológico de pragas.
As raízes das plantas, quando associadas com fungos, promovem a fixação de nitrogênio atmosférico necessário para que o húmus promova o crescimento vegetal.
Formigas, cupins, minhocas, coleópteros, aracnídeos, miriápodes e outros animais podem manipular, ingerir e excretar materiais no solo formando diversos microagregados.