As anormalidades dos cromossomos podem ser numéricas ou estruturais e envolver um ou mais cromossomos autossomos, sexuais ou ambos. Os rearranjos estruturais resultam de quebra cromossômica seguida de reconstituição em uma combinação anormal. Essas alterações ocorrem espontaneamente numa baixa frequência e também podem ser induzidas por agentes causadores de quebras como a radiação ionizante, infecções virais e substâncias químicas. Qualquer alteração que abalar o equilíbrio normal dos genes funcionais pode resultar em desenvolvimento anormal. Baseado nesse contexto, com relação às anormalidades da estrutura dos cromossomos, é possível afirmar:
I. Deleção é a perda de um seguimento cromossômico, resulta de uma ou mais quebra em um cromossomo.
II. Inversões resultam de duas quebras em um mesmo cromossomo, ocorrendo a perda desses segmentos cromossômicos.
III. Translocações são deleções de seguimentos de cromossomos, que ocorrem entre cromossomos não-homólogos, ou entre homólogos.
IV. Duplicações ocorrem entre cromossomos homólogos, um deles sofre duas quebras e o outro uma; o cromossomo tem um pedaço repetido.
V. Translocações são transferências de seguimentos de cromossomos, que ocorrem entre cromossomos não-homólogos, ou entre homólogos.
Marque a opção correta:
Apenas II e III.
I, II, III e IV.
Apenas a IV.
Apenas a I e V.
Apenas I, IV e V.