As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.
O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.
Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.
As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.
ANDRADE, C. D. Essas meninas. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
No texto, há recorrência do emprego do artigo “as” e do pronome “essas”.
No último parágrafo, esse recurso linguístico contribui para
intensificar a ideia do súbito amadurecimento.
indicar a falta de identidade típica da adolescência.
organizar a sequência temporal dos fatos narrados.
complementar a descrição do acontecimento trágico.
expressar a banalidade dos assuntos tratados na escola.
A questão pede para analisar a função do uso recorrente do artigo "as" e do pronome demonstrativo "essas" no último parágrafo do texto de Carlos Drummond de Andrade.
1. Leitura e compreensão do texto: O texto inicia descrevendo a alegria e a despreocupação de meninas estudantes ("As alegres meninas", "essas meninas", "essas coisas sem importância"). Há uma quebra abrupta dessa atmosfera com a notícia de um crime violento envolvendo uma delas. Isso causa uma profunda mudança nas meninas restantes.
2. Análise do último parágrafo: O último parágrafo diz: "As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres."
3. Identificação do recurso linguístico: O enunciado destaca a repetição de "as" e "essas". No último parágrafo, temos "As alegres meninas" e "essas mulheres".
4. Análise da função do recurso no contexto: * O artigo definido "As" em "As alegres meninas" retoma o grupo de meninas já mencionado, mas agora contrastando o adjetivo "alegres" (seu estado anterior) com o advérbio "agora sérias" (seu estado atual). * O pronome demonstrativo "essas" em "essas mulheres" retoma as mesmas meninas, mas agora reclassificadas como "mulheres". O uso de "essas" aqui tem uma força dêitica e enfática, apontando para essa nova identidade que elas assumiram abruptamente ("de uma hora para outra"). Ele conecta o referente anterior ("meninas") à sua nova condição ("mulheres") de forma direta e impactante.
5. Conclusão sobre a função: A repetição e a escolha dessas palavras ("as" ligando ao passado, "essas" apontando para o presente transformado) servem para sublinhar a transformação radical e súbita das meninas. Elas não são mais as mesmas; a tragédia forçou um amadurecimento precoce e doloroso. O contraste entre "meninas" e "mulheres" é acentuado por esse recurso, intensificando a ideia da perda da inocência e do súbito ingresso na vida adulta.
6. Avaliação das alternativas: Comparando essa análise com as opções, a alternativa A ("intensificar a ideia do súbito amadurecimento") é a que melhor descreve o efeito criado pelo uso de "as" e "essas" no último parágrafo, ao conectar o estado anterior ("meninas") ao novo estado ("mulheres") de forma enfática e ressaltando a rapidez da mudança.
Revisão de Conceitos
Artigo Definido ("o", "a", "os", "as"):
Pronome Demonstrativo ("este", "esse", "aquele" e variações):
Função Estilística: Além da função gramatical, palavras como artigos e pronomes podem ser usadas com intenções estilísticas, como dar ênfase, criar contraste, estabelecer coesão ou marcar progressão textual, como ocorre no texto analisado.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.