As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns. Para isso, o rei (...) mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.
As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social.
O código é baseado na antiga Lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”. Logo, para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. A pena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.
(Fonte: www.suapesquisa.com)
Usando seus conhecimentos de História e o texto acima, responda à questão
Podemos dizer que o surgimento do primeiro código de leis escritas da História:
Remonta a um período anterior ao surgimento das primeiras civilizações e primeiros Estados da História.
Ocorreu por volta de 10 mil anos atrás, junto com a agricultura e o uso de metais, durante as chamadas Revoluções do Neolítico.
Surgiu, com poucos séculos de diferença, em diferentes civilizações da América, Europa e Oriente Médio.
Ocorreu na Mesopotâmia poucos milênios antes de Cristo.
Teve início na República Romana e não se relaciona com o texto acima.