Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]
BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento).
Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de
repetição vocabular para facilitar o entendimento.
palavras e construções que evitem ambiguidade.
expressões informais para apresentar os direitos.
frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes.
exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados.
A questão solicita a identificação de uma característica linguística ou composicional do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que contribui para sua função social. O texto apresentado é um fragmento de lei, pertencente ao gênero textual jurídico/normativo.
1. Análise do Gênero Textual: Textos legais, como o ECA, têm como principal função regular comportamentos, definir direitos e deveres, e estabelecer normas de conduta na sociedade. Para cumprir essa função de forma eficaz, a linguagem utilizada precisa ser:
2. Análise dos Fragmentos do ECA:
3. Avaliação das Alternativas:
Conclusão: A necessidade de clareza e aplicabilidade universal da lei exige o uso de palavras e construções que minimizem a possibilidade de ambiguidades, característica fundamental do gênero jurídico e presente nos trechos do ECA. Portanto, a alternativa B é a correta.
Gênero Textual Jurídico/Normativo:
Textos pertencentes a este gênero, como leis (ex: ECA), decretos, portarias, contratos e regulamentos, têm a função social de estabelecer normas, regular condutas, definir direitos e deveres.
Principais Características Linguísticas e Composicionais:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um exemplo de lei que visa proteger integralmente os direitos de crianças e adolescentes, necessitando, para isso, de uma linguagem clara e precisa para definir esses direitos e as responsabilidades dos diversos atores sociais.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.