Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta.
Veja onde estão os aquíferos Guarani e Alter do Chão
Em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani - com 45 mil km³ de volume -, até então considerado o maior do país e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai. "Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando", disse Milton Matta, geólogo da UFPA. (G1, 19/04/2010).
Os aquíferos se constituem em grandes reservatórios subterrâneos de água com importância político-estratégica fundamental, podendo-se afirmar que:
O aquífero Guarani ocupa terras brasileiras, paraguaias, argentinas e uruguaias, contribuindo para que as políticas de proteção sejam mais eficientes e reduzindo os riscos de contaminação.
O aquífero Alter do Chão possui um volume de água superior a 86 mil km3, o que permite sua exploração sem a necessidade de licenças ambientais.
Assim como as águas superficiais, os aquíferos correm sérios riscos de contaminação, todavia mesmo após contaminado sua capacidade de recuperação natural, tornam esses riscos menos graves.
Por localizar-se numa região de baixa densidade demográfica o aquífero Alter do Chão não representa uma grande descoberta para o Brasil.
O Alter do Chão, assim como o aquífero Guarani representam reservas estratégicas de água potável para o Brasil, sendo necessário a adoção de políticas de preservação, pois suas águas se infiltram através da porosidade das rochas, permitindo sua contaminação por produtos químicos.