“Após tornado, meteorologia alerta para chuvas fortes no Paraná”.
De São Paulo / Da Agência Brasil - 14/07/2015 - 13h18
Os moradores do município de Francisco Beltrão (a 386 km de Curitiba, no Paraná) enfrentaram na noite desta segunda-feira (13) um tornado com ventos que podem ter superado os 100 km/h, segundo o SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná). A Somar Meteorologia, com sede em São Paulo, estimou a velocidade dos ventos em até 115 km/h. De acordo com levantamento da prefeitura local, houve danos em pelo menos 76 casas no município e 227 pessoas foram afetadas. "Dados do radar meteorológico instalado na cidade de Cascavel, relatos de moradores e da defesa civil local permitem confirmar a ocorrência do tornado, com ventos de 80 a 100 km/h ou até mais", explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do SIMEPAR.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1655530-meteorologistas-confirmam-tornado-no-interiordo-parana.shtml
A ocorrência de tornados no Brasil tem sido constatada e noticiada em escalas nacional e internacional.
Com relação aos tornados, assinale abaixo a afirmativa CORRETA.
São fenômenos recentes no tempo histórico, que começaram a ocorrer devido ao aquecimento global.
São ciclones que atuam em grandes áreas, com velocidade média de deslocamento de 30km/h.
Ocorrem predominantemente na região Sul do Brasil em virtude do encontro de massas de ar com características diferentes quanto à temperatura e umidade; normalmente são associados ao deslocamento de frentes frias.
Apesar de ser um fenômeno endêmico do hemisfério Norte, o qual ocorre mais precisamente nochamado "corredor dos tornados" nos EUA, no Brasil, a ocorrência recente de tornados é uma consequência do desmatamento.
Constituem os principais efeitos do fenômeno El Niño, que está ativo no oceano Pacífico Equatorial desde abril de 2014.