Após a Segunda Guerra Mundial os movimentos de resistência de pró-independência dos países colonizados ganharam força, de um lado pelos próprios países colonizados e de outro pela opinião pública dos países colonizadores. Nesse processo podemos perceber que algumas independências foram imediatas e outras tardias, motivadas por questões políticas. Nesse processo de descolonização
ficou visível que os países colonizados pelos portugueses tiveram seu processo de emancipação política em relação a Portugal logo após a Segunda Guerra Mundial, ainda na década de 1950.
conclui-se que todas as independências foram alcançadas de forma pacífica, nas quais governos independentes aliaram-se principalmente às potências capitalistas.
a Guerra Fria contribuiu de maneira decisiva para atender aos interesses das minorias sociais, introduzindo tecnologia de ponta, melhorando os padrões de vida da maioria da população independente dos continentes africano e asiático.
o declínio das potências europeias, desgastadas pelas guerras mundiais, deu condições para os povos colonizados promoverem sua libertação.
a Conferência de Bandung, organizada pelas grandes potências europeias, destacou-se pelo fato de aproximar nações colonizadas e nações colonizadoras, promovendo acordos duradouros em relação à liberdade política e econômica das ex-colônias.