Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil experimentou um período democrático com elevado crescimento econômico, fundamentado na intervenção estatal, com planejamento e protecionismo, e endividamento externo. Este modelo de crescimento foi denominado Modelo de Industrialização por Substituição de Importações. Sobre o pós-guerra, analise as afirmações a seguir.
I. Entre 1947 e 1961, o produto real cresceu 128%, o produto agrícola real cresceu 87% e o produto industrial real cresceu mais de 262%. O principal motivo deste crescimento foi o processo de Substituição de Importações, com maior impacto na segunda metade dos anos 1950.
II. O Processo de Industrialização por Substituição de Importações, ao mesmo tempo em que provocou um gigantesco crescimento industrial, criou alguns problemas como inflação, dívida pública, acentuou as desigualdades e não promoveu a diversificação das exportações.
III. Dentre as ações do governo brasileiro no período, seguindo um modelo de capitalismo planejado, destacaram-se: a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), a Petrobrás e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
IV. Seguindo o modelo de planejamento foram criados o Plano SALTE, o Plano de Metas e o II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). Dentre estes, o primeiro foi o de maior sucesso, atingindo mais de 70% dos objetivos estabelecidos.
V. Do ponto de vista político, o período democrático entre 1946 e 1964 não sofreu nenhum processo de ruptura, com amplo respeito à liberdade de expressão e participação de todas as correntes políticas.
É correto apenas o que se afirma em
I, II, V.
I III, V.
II, III, IV.
III, IV, V.
I, II, III.