“(...) apesar de toda a pretensa homogeneização promovida pelos processos de globalização, notadamente pela difusão da economia de mercado em esferas inéditas da sociedade e do espaço mundial, e apesar de toda a complexidade promovida pela circulação de pessoas, mercadorias e informações, tanto do centro para a periferia quanto da periferia para o centro, ainda é possível delimitar com clareza enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização e outros extremamente privilegiados. (...)”
(Haesbaert, Rogério e Porto-Gonçalves, Carlos W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006, p. 49).
Em relação ao assunto abordado no texto, é correto afirmar que:
a globalização é um processo que ao difundir a economia de mercado em todo o globo, também promove maior igualdade entre os países.
a maior circulação de pessoas, mercadorias e informações promovida globalização resultou no fim das fronteiras entre os Estados-Nações.
os enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização citados no texto localizam-se principalmente na América Latina, África e Ásia.
a globalização promove a homogeneização do espaço mundial, na medida em que mundializa a produção, a circulação e o consumo, além da informação e cultura.
com a globalização, países da América Latina, África e Ásia puderam atingir os mesmos níveis de desenvolvimento sócio-econômico que os países da Europa e América do Norte.