Apesar de ser uma grande paixão nacional, o futebol, assim como outras modalidades esportivas, ainda é visto com certo preconceito pela academia. Entretanto, engana-se quem pensa que ele não pode servir como objeto de estudo para a compreensão de questões sociais.
Disponível em: https://paineira.usp.br/aun/index.php/author/igor-soares-sodre/ Agência Universitária de Notícias (AUN) – USP, 07 fev. 2018. Acesso em: 15 ago., 2018.
Sobre os temas trazidos na citação, assinale a alternativa CORRETA.
Destaque da última copa do Mundo, jogador da Croácia passou por traumática experiência no violento conflito que levou a Iugoslávia ao colapso em 1991.
A partir da década de 1990, criam-se vários impeditivos para a participação de imigrantes ou descendentes de imigrantes nas seleções que participam de edições da Copa do Mundo.
Muitos imigrantes vieram jogar no Brasil ao final da 2ª Guerra Mundial (1939- 1945), quando Getúlio Vargas se aproximou politicamente da Itália, Alemanha e do Japão.
Ao sediar uma Copa do Mundo em 2010, a África do Sul terminou com o regime do Apartheid. Tratava-se de uma política racial que não dava acesso à participação da população negra nas urnas, além de proibir a aquisição de terras.
Em 1970, o Brasil conquistou o título mundial de futebol pela terceira vez. Nesse contexto, o governo do General Médici – considerado o mais repressivo durante os anos ditatoriais - utilizou o esporte para construir uma imagem positiva do regime junto à sociedade brasileira.