APENAS
Aula inaugural de uma pequena escola do interior. Os alunos, endomingados, como requeria a ocasião. O professor, grave, de preto, voz cava. Pelo que bem se vê que a aula era de Português. E eis que no final, tão ansiado pela gente miúda como pela gente grande, ele tossiu, mudou de tom e disse:
- Atenção, meninos! Para gravarem melhor a matéria exposta, copiem o esquema que vou traçar no quadro-negro.
Perpassa pela classe um frio de pânico.
Esquema?! Meu Deus, que diabo disto seria aquilo?
Mas o professor, que, além de autodidata, era também humano, farejou a angústia daquelas alminhas e esclareceu então, com um esgar bondoso:
- É uma sinopse, meus filhos, apenas uma sinopse...
(QUINTANA, Mário. Poeta e escritor gaúcho, consagrado nacionalmente)
Sobre os componentes linguísticos textuais, marque a alternativa incorreta.
Na expressão: "como requeria a ocasião" - temos, respectivamente: conjunção dissílaba paroxítona com ideia conformativa; o verbo é de segunda conjugação com ideia do pretérito imperfeito do modo indicativo; o artigo definido concorda com o substantivo em gênero e em número.
A palavra "Apenas", que dá título ao texto, remete o leitor à ideia de: somente; unicamente.
As vírgulas usadas na oração: "O professor, grave, de preto, voz cava" - separam o sujeito simples dos seus respectivos atributos.
A frase: "Aula inaugural de uma pequena escola do interior" é nominal, escrita com exemplos de: concordância nominal de substantivo dissílabo paroxítono e adjetivo polissílabo oxítono; preposição essencial e contração prepositiva, ambas impostas pela regência nominal.